Home Fique por Dentro PADIN
PROGRAMA DE APOIO AO DESENVOLVIMENTO INFANTIL - PADIN



Cuidar e educar, de forma indissociáveis, bebês e crianças para o desenvolvimento integral por meio do fortalecimento de vínculos familiares.

O Programa de Apoio ao Desenvolvimento Infantil – PADIN – em execução desde 2017, no Ceará, no âmbito da Secretaria da Educação do Estado do Ceará, junto às Coordenadorias de Desenvolvimento Regionais da Educação, surge a partir da necessária atenção ao cuidado com a criança compreendida como sujeito histórico e de direitos, ao qual devem ser oportunizadas condições para o pleno desenvolvimento de maneira integral.

O Programa atua hoje em 48 municípios cearenses e compõe um dos quatro pilares do Programa Mais Infância Ceará, a saber: Tempo de Crescer. Com as ações planejadas e executadas pela Coordenadoria de Educação e Promoção Social – COEPS –, na Célula de Integração Escola, Família, Comunidade e Rede de Proteção – CIEFP –, o PADIN atende crianças de 0 a 3 anos e 11 meses que não estejam matriculadas em Centros de Educação Infantil ou creches e que estejam em situação de vulnerabilidade social.

Com o objetivo central de apoiar, informar e incentivar, por meio de visitas domiciliares, cuidadoras/es a participarem ativamente do desenvolvimento integral de suas crianças e a garantirem as condições necessárias para tal, nos âmbitos emocional, físico, cognitivo, social, cultural, e tendo como eixos norteadores as interações e brincadeiras, o Programa visa a contribuir, desse modo, para a diminuição das desigualdades sociais na Primeira Infância.

Além de visitas domiciliares, planejadas junto a Supervisores municipais e realizadas por Agentes de Desenvolvimento Infantil – ADIs -, o Programa prevê a promoção de encontros comunitários para acompanhamento e orientação de pais e/ou cuidadoras/es.

Os profissionais que atuam no PADIN recebem formação elaborada pela Secretaria da Educação do Estado, junto a consultoras/es e formadoras/es, que também elaboram material de apoio para a formação. Os supervisores e ADIs recebem, ainda, o kit teórico-metodológico do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Infantil, composto por quatro fascículos (O Programa; Formação Técnico Pedagógica; Atividades do Programa e Guia para os Pais), em que constam todas as principais informações referentes ao programa. Além, disso, a equipe Seduc disponibiliza mensalmente materiais de apoio às atividades desses profissionais. Espera-se que, a partir das orientações recebidas pelas/os Supervisoras/es e ADIs formadas/os, as famílias percebam que o cotidiano das crianças, seja em casa, na comunidade, nos espaços culturais e/ou nos espaços de lazer, possibilitam inúmeras descobertas que ampliam possibilidades e incentivam seu desenvolvimento.


Módulos Didáticos Pedagógicos do PADIN

O Programa

MÓDULO 01: Formação Técnico Pedagógica

MÓDULO 02: Atividades do Programa

MÓDULO 03: Guia para os Pais

Conheça a equipe do PADIN


Materiais de Apoio:

- Guia de Orientações do PADIN - 2022

- Cadernos de Apoio aos Supervisores e ADIs do PADIN

- Cads dos Cadernos de Apoio aos Supervisores e ADIs do PADIN

- Podcast dos Cadernos de Apoio aos Supervisores e ADIs do PADIN

- Ciclo Formativo PADIN 2022



Que esta ação ganhe vida para que milhares de famílias sejam protegidas e
suas crianças cuidadas e educadas com prioridade ABSOLUTA!

 

GT/PADIN- Eixo de Educação Infantil – COPEM/SEDUC


 

#Brincando_Estudando_padin

Elson 17 Nov 2017 Hits:222608 SPAECE_2017

Read more